Tenki No Ko não parece ser uma alegoria ao aquecimento global



  Makoto Shinkai novamente. E como posso evitar? Gosto muito das obras dele (sendo Kimi No Na Wa a minha favorita). E seu último filme lançado, "Tenki no Ko" ou "O Tempo com você" não foi diferente.
  O longa acompanha Hodaka, um garoto que fugiu de uma pequena ilha onde morava em busca de uma nova vida em Tokyo.
  Depois de um tempo, sem conseguir um emprego por ser menor de idade e não possuir documentos, ele acaba vagando pelas ruas, desprotegido e com fome, se vendo em situações delicadas, como por exemplo encontrar uma arma de fogo no lixo.
  Sem muita escolha, o garoto aceita trabalhar para o "problemático" Keisuke, em uma revista que fala sobre assuntos paranormais. Ele acaba sendo incumbido pelo homem de escrever uma matéria sobre "A garota do tempo", que seria uma menina capaz de controlar a chuva que já cai a um bom tempo sobre a cidade.
  Após uma pequena confusão, seu caminho se cruza com o de Hina e ele então descobre que ela é a garota do tempo. Descobre também que Hina é órfã e trabalha arduamente para sustentar a si e ao irmão mais novo.
  Com a ajuda de Hodaka, Hina passa a usar seu dom para ganhar dinheiro trabalhando com uma espécie de sol por encomenda, dando momentos secos para quem precisa de um dia ensolarado. Entretanto, tudo tem um preço, inclusive tal poder, e tanto Hina quanto Hodaka acabam por perceber isso depois de um tempo. Afinal, Hina é obrigada a fazer uma escolha: Atravessar o portão Torii que lhe deu os poderes e trazer o sol novamente, ou permanecer onde está, vendo Tokyo afundar lentamente devido á chuva que não irá cessar.




  Não sei dizer o porquê, mas o filme acabou sendo promovido como uma alegoria ao aquecimento global. Mas, o filme em si não faz referência nenhuma ao assunto. Tudo o que vemos na verdade, é o conformismo dos cidadãos ao verem a situação em que a cidade se encontra. Uma personagem até chega a comentar que uma parte de Tokyo estava debaixo d'água á muitos anos atrás e que a natureza só estava pegando o que era dela de volta. Keisuke pergunta com zombaria a Hodaka se ele acha mesmo que mudou o mundo, algo que o garoto confirma que sim, embora de uma maneira pouco preocupada com a natureza em si.
  Acho esse detalhe muito interessante, pois muitas vezes diferentes críticos tentam encontrar paralelos e críticas em obras que não necessariamente querem falar sobre isso. Tenki no Ko é um bom exemplo. Ele não está lá para falar sobre as mudanças climáticas, sobre nosso impacto sob o meio ambiente. 
  Está lá para nós fazer apreciar uma boa história de romance, pra mais uma vez recuperar aquele sentimento que nós dá um calor no peito sempre que ouvimos sobre uma história de amor.
  E acreditem, esse filme faz isso muito bem.
  Super recomendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O arrependimento pelo silêncio em 5 Centímetros por segundo

Tag: 100 Perguntas de anime!

Darling in The Franxx começa romance distópico e termina Star Wars