Gekkan Shoujo Nozaki-Kun: Procure pelo romance, fique pela comédia


  Esse título poderia ser considerado um spoiler? Sinceramente, eu não sei.

  Mas posso dizer com veemência de que: Gekkan Shoujo Nozaki-kun é o "romance lento" mais divertido que já vi. Conheci esse ano de 2021 mesmo, por conta do anime de 2014 ter sido dublado, mas essa obra é publicada desde 2011 (ou seja, uma década).  Pra qualquer um que seja impaciente como eu, 10 anos é considerado muito tempo pra uma comédia romântica. Então assim que comecei a ler o mangá, internamente eu já me preparava pra ver toda aquela magia e divertimento inicial se transformarem em tédio conforme os capítulos passavam. Felizmente, isso não aconteceu nos 90 capítulos que li até agora... Pelo contrário, eu anseio por mais! (Tô só esperando as scans da vida me darem essa alegria traduzida, lol).

 Criado por Izumi Tsubaki, essa obra basicamente nos apresenta o seu plot já de começo: Somos apesentados á fofíssima Chiyo Sakura, uma garota que está prestes a se declarar para seu amado, Umetarou Nozaki. Ela até o faz, mas ao invés de obter uma resposta a seus sentimentos, na verdade ela ganha um autógrafo, pois Nozaki a confunde com uma fã de seu trabalho. A pobre Sakura fica confusa  no começo, mas logo percebe que seu crush é na verdade, a identidade verdadeira de Yumeno Sakiko, uma autora de mangá famosa pela sua obra, intitulada Let's Fall in Love e aclamada por aparentemente ser sensível aos sentimentos das garotas. Ironicamente, sua verdadeira identidade não tem nem um pouco de experiência quando o assunto é romance. Apesar de tudo, Sakura acaba começando a trabalhar pra Nozaki como uma de suas assistentes, vivendo situações cômicas enquanto tenta fazer com que seus sentimentos por ele sejam notados e retribuídos.


 Não menos importantes que Sakura e Nozaki, também acompanhamos a saga de mais alguns outros "casais" e personagens que a trama apresenta conforme avança. Vamos conhecer alguns:


Hori e Kashima:


  Masayuki Hori é um dos assistentes de Nozaki, responsável por criar os cenários. Ele é um estudante do terceiro ano e é presidente do clube de teatro do colégio, onde a estrela principal é Yuu Kashima, considerada o "Principe da escola", embora seja uma mulher.
 A relação entre ambos é particularmente, a mais interessante para mim. Kashima, apesar de seus constantes flertes com as garotas da escola na verdade é muito leal a Hori, querendo sempre que ele a reconheça e elogie, embora nem sempre ela lute por isso de uma maneira muito saudável. Hori por sua vez tem uma personalidade um pouco tsundere quando se trata de Kashima, mas em vários momentos da história podemos perceber que ele gosta muito da garota, e que ela é o tipo ideal dele, embora o mesmo demore a perceber isso.



Wakamatsu e Seo:

  Yuzuki Seo é a melhor amiga de Sakura, mas está bem longe de ser doce como a ruiva. Na verdade, ela é uma das personagens mais "louquinhas" da obra. Tal loucura acabou por afetar Hirotaka Wakamatsu, membro do clube de basquete, que Seo ajuda de vez em quando. Afetado pelo stress que Seo causa, o garoto se vê incapaz de dormir direito, sendo que a única coisa que o ajuda a descansar é a voz da "misteriosa" Lorelai, membro do clube de canto. Mal sabe ele que a verdadeira identidade de Lorelai é a propria Seo!
 Apesar de terem uma relação de trancos e barrancos, ambos são constantemente vistos juntos, e certas interações mostram que apesar de serem muito distintos, Wakamatsu e Seo sentem algo de especial um pelo outro.



Mikorin:
  Mikoto Mikoshiba também trabalha para Nozaki, sendo responsável pelas flores e efeitos no mangá de seu amigo. Ele e Kashima são bem próximos, pois ambos estudam na mesma classe e atraem as atenções das garotas. Porém, diferente de sua amiga, Mikoshiba não sabe lidar muito bem com as atenções que ele recebe, embora frequentemente as provoque. Ele tem algumas manias de otaku que eu me identifico, joga Otome Games, e coleciona figures. Nozaki revela a Sakura que a personalidade dele é a inspiração para a personagem feminina principal de seu mangá. 


  Além dos personagens citados, existem vários outros personagens, tão divertidos e carismáticos quanto esses. Tais personagens ajudam a manter a obra divertida e leve. 


O mais fascinante de tudo:

   Eu não sei que tipo de bruxaria essa obra possui, mas mesmo com um romance a passos de tartaruga a obra continua divertida. É uma constante comédia com quebras de expectativas, interpretações erradas e reações cômicas, coisas que explicam como a obra se mantêm mesmo com tantos anos de existência.
 Os traços do mangá são muito bons, a autora (ou o autor, eu sinceramente não sei dizer), desenha muito bem e explora muito bem como funciona a criação e gerenciamento de um mangá mensal na parte do autor e da editora que o publica, mas sem ser pragmático demais. 


  Um caso em que eu não recomendaria a leitura? Caso você esteja muito ansioso pra ver o romance desenrolar e ser desenvolvido, pois essa parte parece não ser uma preocupação no momento. Gekkan Shoujo Nozaki-Kun parece ser do tipo de história que você lê pra espairecer e dar risadas, ao invés de dar suspiros de amor.
  Quer conhecer a obra mas não quer lê-la? Sem problemas! Existe o anime, que possui 12 episódios dublados e alguns especiais legendados espalhados por aí, na grande locadora mundial. Ele adapta mais ou menos uns 43 capítulos do mangá, mas em ordens diferentes da original. É muito bom e eu ainda fico por entender o motivo de não ter mais temporadas, por isso parti para o mangá.



 Enfim, após esse longo texto exaltando essa obra, eu fico por aqui. 
 Obrigada a quem leu, e até uma próxima!^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O arrependimento pelo silêncio em 5 Centímetros por segundo

Tag: 100 Perguntas de anime!

Darling in The Franxx começa romance distópico e termina Star Wars