Dossiê Boku No Hero: É "Plus Ultra!" (Desde que você se mantenha longe do fandom)



  Eu gosto muito de shounen. Foi o primeiro gênero de anime que assisti, numa época longínqua onde não havia internet, e anime e desenho eram a mesma coisa. Mas é óbvio que o tempo passou e trouxe novas coisas com ele, como o acesso a informação e a obras que até então me eram desconhecidas. De repente havia muito mais histórias nesse mundo além de Dragon Ball... Seinens, isekais, mechas, romances slice of life... Enfim, a lista é infinita.
  Mas o apreço pelo bom e velho shounen nunca passou, e mesmo assistindo obras variadas hoje em dia, eu ainda me rendo a uma boa gritaria, porradaria, juventude e discurso sobre a força da amizade. Por isso, quando vi a premissa de Boku No Hero Academia, ou My Hero Academia (chame como quiser), não pude deixar de conferir.
  E depois de quatro temporadas assistidas (atualmente estou aguardando a quinta), posso dizer que é uma obra muito legal, e eu poderia recomendar pra todo mundo se não houvesse um único problema: A sua fanbase...


Obs: Contém spoilers daqui para baixo.
 Mas primeiro: Vamos conhecer esse universo

Só quem viu sabe o quão emocionante essa cena é.


  A história nos apresenta a um mundo onde 80% da população mundial possui alguma espécie de poder, que são chamados de individualidades, ou quirks. Algumas dessas individualidades são simples e passam despercebidas, mas outras são poderosas e chamam a atenção. Nesse universo a profissão de herói é a mais almejada e todas as crianças sonham com o dia em que irão sair por aí combatendo o crime. E o protagonista, Izuku Midoriya não seria diferente disso. Bem... Ele é um pouco diferente, pois assim como os 20% restantes da população, ele não possui individualidade.
  E isso faz com que ele seja vítima constante de perseguição e Bullying na escola, principalmente por seu "amigo" de infância, Katsuki Bakugou, um menino arrogante e violento que possui um poder explosivo e assim como Midoriya sonha em obter o título de "Herói Número 1".
  O destino de Midoriya muda quando, por uma ação do destino ele conhece All Might, um herói famoso e que atualmente possui o título de número 1. Após alguns contratempos e cenas emocionantes (se ficou curioso demais você TEM que ver o anime), o herói acaba revelando ao garoto que sua individualidade pode ser passada de uma pessoa para a outra, e adota Midoriya como seu "pupilo", digamos assim.
  Após muito treino e esforço o garoto consegue entrar na U.A, o colégio responsável por formar a maioria dos heróis mais famosos e poderosos. Lá ele faz amizades e aprende muitas coisas sobre o mundo dos heróis enquanto tenta se adaptar a individualidade que ganhou de seu ídolo e as consequências que vêm com ela. 

  A premissa até pode ser um pouco clichê, mas o que fez com que essa obra ganhasse tanta notoriedade, é o fato de que Kohei Horikoshi soube desenvolver muito bem esse universo, desde as regras que regem um governo onde as pessoas possuem poderes, até as individualidades que cada personagem apresentado possui. Ele não desenvolve somente o personagem central, sabe aproveitar bem os personagens secundários. A obra é um prato cheio, mas a atitude dos fãs dela podem gerar um certo preconceito...



  Acho que a partir daqui, vou tentar listar algumas coisas que acontecem no fandom que são bem idiotas e que com certeza já foram responsáveis por afastar muita gente da obra:


 Romance e shipps

Midoriya vendo as ciladas em que o fandom quer que ele se meta.

   Não vou ser hipócrita aqui. Tem sim shipps para os quais eu torço, e o próprio autor dá alguns sinais de que futuros casais podem vir a serem formados. Mas o problema de alguns membros do fandom de Boku No Hero, é que eles acham que esse tema deve ser o centro da obra. E não contentes com isso, ás vezes eles criam shipps completamente idiotas. Veja bem, shippar alguns personagens e torcer para um futuro romance até vai, mas a maioria desses fãs (principalmente as auto intituladas fujoshis) tentam enfiar isso goela abaixo dos outros e acreditam com todas as forças que certos casais são canon, sendo que, na maioria das vezes, são apenas amizades sinceras, sem nenhum tipo de interesse romântico.
  Veja bem, vou usar como exemplo um shipp: Bakuraka (Bakugou e Uraraka). As pessoas que defendem esse shipp acreditam que os dois possuem uma química e que Uraraka poderia mudar a atitude arrogante e explosiva de Bakugou. Vale ressaltar que esse shipp começou após uma luta entre os dois, no arco do festival de esportes, onde Bakugou "massacrou" Uraraka, por achar que a mesma estaria usando uma tática ensinada pelo seu rival, Midoriya. Como as pessoas tiram romance da violência, pra mim é um mistério.

  Na verdade, um dos grandes problemas com relação a isso é que as pessoas tendem a querer shippar dois personagens por uma ou duas linhas de fala, o que é chato e desnecessário. Boku No Hero antes de tudo, é um shounen, portanto deve ter pouco foco nisso.




 As tentativas vergonhosas de tentar "cancelar tal personagem"

"Tudo bem, todo mundo já entendeu que ele é ruim e que você odeia ele, dá pra parar de repetir sempre a mesma coisa?!"


   Essa parte seria bem cômica, se não fosse vergonha alheia. Como eu já disse, a obra apresenta muitos personagens e os desenvolve bem, dando a cada um um traço e personalidade distintas uns dos outros. Obviamente, nem todos os personagens vão ser 100% bondosos e corretos, e mesmo entre os ditos heróis há aqueles com atitudes duvidosas.
  Só que alguns fãs não entendem que aquilo faz parte da narrativa, e tentam "cancelar" os personagens, sempre ressaltando em suas treads da vida o quão tóxicos, errados e maldosos eles são, e o quanto merecem a morte o mais rápido o possível.
  Um exemplo disso? Minoru Mineta. O garoto assanhado e abusado da classe 1-A é odiado pela maioria do fandom por assediar suas colegas de classe e fazer comentários impróprios em diversas situações. Eu particularmente não vejo nenhuma graça no personagem. Mas ele existe dentro da obra, e não importa o quanto os fãs que odeiam ele esperneiem pelo Twitter, ele não vai deixar de existir ou ser excluído na obra. Veja bem, o Mestre Kame tem as mesmas maneiras idiotas que o Mineta, e o Toriyama ainda o mantém. Acham mesmo que o Horikoshi vai fazer diferente?
   Aliás, no próprio anime é mostrado como todos condenam as ações de Mineta. Ele não é indispensável pelos amigos, não é popular, e nem tem tanto destaque assim. E isso tudo por conta de suas atitudes. O personagem também tem pouco tempo de tela, por isso não é algo para se escandalizar.
 
   Ao mesmo tempo em que temos pessoas com duzentas pedras na mão condenando Endeavor (não tiro a razão, apenas acho o alarde exagerado), vemos pessoas que desde o início taparam os olhos para as atitudes agressivas e maldosas de Bakugou, que chegou até mesmo a recomendar que Midoriya cometesse suicídio. 
  Qual a diferença entre a violência de Bakugou e a de Endeavor? Ambas deixaram marcas em suas vítimas. Se vamos cancelar personagens, que cancelem todos os que são ruins não? Não somente aqueles que não te agradam.
  Enfim, a hipocrisia.




Sexualização de personagens adolescentes

Todoroki vendo as pessoas que desaprovam o Mineta mas sensualizam adolescentes de 15 anos.

  Como se já não bastassem shipps estranhos e briga pra cancelar gente desagradável, a maioria do público (principalmente o feminino) tende a sensualizar os personagens, que são na maioria, menores de idade. Eu já perdi a conta de quantas vezes li em páginas de memes do anime frases com conotação sexual e fanarts pesadas sendo direcionadas para os personagens mais jovens da obra.
  E poxa! Se você é uma pessoa mais velha, isso não pega nem um pouco bem, mesmo que seja um personagem 2D. São menores de idade, e todos nós vemos notícias o suficiente pra saber que jovens não devem ser sexualizados. Se você desaprova o Mineta, não seja um Mineta na vida real!




 Concluindo...



  Se você gosta da obra, continue assistindo. 
  Se nunca assistiu, dê uma chance. Mas não procure por páginas do anime, comentários de Twitter, ou algo do tipo, pois na maioria das vezes você vai se frustrar e se cansar com o chorume que as pessoas comentam ou inventam.
  A obra é muito boa, mas a maioria está destruindo sua imagem e fazendo quem vem de fora achar que todos que apreciam a obra são um bando de degenerados que só pensam em besteira.



  Muito obrigada a quem leu até aqui. Espero que tenham entendido o que eu quis mostrar nesse post. 
  Um abraço e até mais! ^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O arrependimento pelo silêncio em 5 Centímetros por segundo

Tag: 100 Perguntas de anime!

Darling in The Franxx começa romance distópico e termina Star Wars